6 pequenos habitos

Os empresários não hesitam em colocar o nome  CEO em seus cartões de visita e assinaturas de e-mail. Mas ganhar o título requer mudar sua rotina.

Quase uma década atrás, sentei-me em uma sala com 30 a 40 outros jovens empreendedores, e o facilitador do workshop nos fez uma pergunta:

“Quantos de vocês têm CEO no seu cartão de visita ou assinatura de e-mail?”

A maioria das mãos subiu. Exceto talvez para o cara de marketing no canto que insistia em se chamar um ninja de receita ou algo assim.

Mas o que o apresentador disse em seguida me surpreendeu. “Nenhum de vocês é CEO – ainda.”

Ele explicou que, como proprietário de uma pequena empresa, a maior parte do tempo é gasta fazendo o trabalho, ou, como diz Michael E. Gerber, sendo o “técnico” do negócio.

Para ser um CEO, a maior parte do seu tempo deve ser direcionada para algumas atividades de alto nível. Você sabe, o escritório da esquina, coisas importantes, como entregar palestras inspiradoras e apertar as mãos para garantir acordos internacionais.

Então, eu afundei de volta no meu escritório de 600 pés quadrados e decidi que não era um CEO. Se eu trabalhasse duro o suficiente e colocasse horas suficientes, talvez eu finalmente ganhasse o direito de usar esse título.

Mas o que eu aprendi desde então é que, para se tornar digno do título de CEO, você precisa agir como um CEO antes de conseguir. Aqui está como eu fiz a mudança no meu negócio.

Acorda mais cedo.
Presidentes e CEOs não dormem. Um líder que dorme parece mais um líder prestes a ser derrubado, mesmo que afirme ser uma “pessoa da noite”.

Eu posto minha agenda diária no Instagram todas as manhãs, e um amigo recentemente perguntou como eu faço tanto antes das 9 da manhã. Fácil – acordo entre 4 e 5 da manhã. Vou para a cama cedo e acordo cedo. Trabalhar até tarde significa dormir no final ou em má gestão do tempo durante o dia. Então, acorde cedo, continue produtivo e vá para a cama cedo.

Essa é a dica mais simples para criar mais poder em seu dia e agir mais como um CEO durante o horário comercial.

Planeje e reflita diariamente.
Minhas primeiras horas da manhã começam com uma rápida meditação e registro no diário. Em seguida, analisarei minhas metas para o trimestre, o mês e a semana e, depois, definirei minhas metas para o dia.

Este não é um exercício longo, mas é um ato disciplinado e diário de refletir sobre o presente e planejar o futuro.

Se você não priorizar o seu dia, alguém fará isso por você.

Aprenda todos os dias.
Eu costumava pensar que havia ciclos de aprendizado e de fazer. Um mês eu li um livro, no mês seguinte eu tentava executar o que aprendi, ignorando intencionalmente todas as outras oportunidades para aprender.

Agora eu aprendo todos os dias. Tornei-me viciado em podcasts, desde o curto e simples como o EO Fire até o longo e astuto como o Masters of Scale. Eu ouço livros de áudio no carro. Eu faço palestras do TED enquanto estou limpando o escritório.

Não se trata de consumir por horas a fio, é sobre o consumo consistente. Ao aprender todos os dias, você pode ficar sobrecarregado de ideias, mas as melhores ideias subirão ao topo.

Empurre seus limites físicos.
No início deste ano, escrevi sobre como meu fim de semana funciona condiciona minha mente ao sucesso. Eu costumava negligenciar minha saúde e dizer que era apenas o preço do empreendedorismo. Mas sem a sua longevidade, como você pode construir uma empresa duradoura?

Cada trimestre, eu tento uma atividade diferente ou treino para uma corrida diferente. Neste momento, estou treinando para o meu primeiro triathlon. O treinamento não apenas me ajuda a manter a forma, a confiança e me dá força para o dia, como também tenho os melhores ah-ha quando estou fora e desconectado.

Rede estrategicamente.
Você não pode se encontrar com todos. Nossos anúncios têm milhões de impressões, e se eu encontrasse com todos que quisessem tomar um café, eu morreria de overdose de cafeína. Com cada novo nível de sucesso alcançado, haverá uma atração de outras pessoas que desejam se encontrar com você – alunos, colegas, funcionários, fornecedores, mentores, investidores, fãs e seguidores. Mas com quem você quer se encontrar?

Pense nas suas grandes metas estratégicas para os próximos três a doze meses e depois pense em quais novas conexões poderiam ser colaboradores.

Capacite os outros.
Você não cria grandes equipes por meio de microgerenciamento e listas de verificação. Essa foi a filosofia por trás da minha empresa, a Trainual, e uma que eu abracei à medida que crescemos. Ao contratar as melhores pessoas que pudermos, treinando-as em nossas expectativas e criando uma cultura de responsabilidade, lentamente consegui abandonar responsabilidades diferentes.

Você pode pensar que pessoas excelentes são a chave para se tornar um CEO, mas agir como um CEO é a chave para atrair pessoas excelentes. Quando você faz tempo para ser claro em sua visão, as pessoas ao seu redor percebem.

Hoje, a maior parte do meu tempo é criar conteúdo (assim) ou reunir-se com diferentes membros da minha equipe. Não tenho certeza se ganhei o título de CEO com base no padrão estabelecido há quase uma década, mas sei que, se não estivesse agindo como um CEO intencionalmente, não estaria me aproximando.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *